Quero vender. Isso é dom ou aprendizado? Entenda!
Para alcançar os resultados dentro de uma organização seja como empreendedor ou como parte do time de vendas, a arte de vender deve ser articulada com maestria. Isso porque qualquer segmento ou pessoa deve saber vender seus produtos e serviços. Trata-se de uma questão que sempre irá exigir muito afinco e conhecimento.
Grandes players do mercado já afirmaram que, diferentemente do que o senso comum propaga, vender não é um dom nato e muito menos deve ser reduzido a ser comunicativo; vender requer conhecimento técnico.
Aos que vivem o desafio das vendas o primeiro passo é entender que vendas é um processo. Como parte disso, definir quem é o cliente ideal, onde e como encontra-lo, qual tipo de abordagem usar e o principal, ajudar o cliente a tomar uma decisão que será melhor para ele mesmo. Lembre-se: as pessoas compram soluções.
Se você tem o sonho de empreender, ou já está desbravando esse universo como vendedor tenha em mente que, seu negócio, seu produto ou seu serviço precisa oferecer algo que realmente resolva um problema ou realize algum desejo.
Imagine que seu cliente está pesquisando, mas está com uma série de dúvidas sobre comprar ou não. Você, vendedor ou empreendedor deve fazer algumas perguntas a si mesmo:
Qual o diferencial que meu produto entrega?
Por que meu potencial cliente deve comprar de mim e não dos meus concorrentes?
Estou oferecendo soluções claras e seguras ao meu público?
Estou oferecendo uma boa experiência à minha pessoa cliente?
Enfim, coloque-se no lugar da pessoa e avalie todo seu contexto do começo ao fim. Você compraria de sua empresa?
Lembre-se que para lidar com vendas você deve ser um especialista no seu produto, mercado e principalmente: EM PESSOAS. Por mais que seja uma venda B2B (de empresa para empresa), quem tomará uma decisão de compra será uma pessoa.
Alguns passos iniciais devem fazer parte do seu processo:
1-) Ter um produto/serviço com boa margem de lucro e pelo menos um diferencial claro perante a concorrência;
2-) Ter um processo comercial bem definido e estruturado, pois sem venda, não existe empresa;
3-) Ser um bom gestor de pessoas, pois ninguém chega a lugar nenhum sozinho. E quanto mais seu funcionário crescer e mais seu cliente ficar satisfeito, maior será o sucesso de sua empresa.
Com esses exercícios diários certamente seu nome será recomendado e, gradativamente conquistará uma base sólida de parceiros e cliente.
Mas lembre-se: o mercado mudou. Os clientes estão no comando agora, ocupando um lado mais ativo. Desse modo, é imprescindível que sua empresa oferte um bom serviço e um atendimento que se estenda após o ato concreto da venda. Lembre-se que, antes da venda, seu cliente pesquisou sobre você, buscou referências e muito provavelmente passou um tempo nas redes sociais vendo o quanto o público argumentou sobre seus produtos e serviços. Os clientes não são mais aquele público passivo que esperava pelo comercial ou algo semelhante. Eles estão buscando por mais segurança e mais relacionamento.
Conclusão: para ser um bom representante, vendedor e empresário, é fundamental estudar sobre vendas, buscar novos clientes diariamente, manter um relacionamento com seus parceiros de forma mais humanizada. Assim, certamente os desafios serão vencidos e as metas de crescimento serão alcançadas.