Quanto custa abrir uma franquia?
Uma dúvida muito frequente de quem está pesquisando sobre franquias são os custos e valores iniciais para operar.
No entanto, isso vai depender muito do segmento e da marca. Com base em nossa expertise de mais de 10 anos, listamos as 10 etapas para que você consiga ter mais clareza nesse momento.
Vale ressaltar que, tudo vai depender do modelo de negócio. Por exemplo: uma franquia home office geralmente tem um investimento mínimo, enquanto uma loja física de shopping contemplará todos os itens a seguir.
1. Taxa de franquia: Este é o primeiro de tudo. Cada franquia possui um valor de taxa a depender de cada segmento. Portanto, você deve pesquisar se o valor de investimento dessa franquia cabe no seu orçamento. Afinal, para ter acesso a esse modelo de negócio tudo tem um preço. Saiba analisar o repertório como um todo, pois, na grande maioria das vezes, esse valor é pago à vista na hora da assinatura do contrato ou pré-contrato. Eventualmente, algumas podem parcelar.
2. Projeto arquitetônico: Parte substancial da marca, o padrão existe para ser seguido. Desse modo, atenha-se em esclarecer se a franquia inclui o projeto sem valor adicional ou se você terá que pagar para que um arquiteto homologado faça esse trabalho.
3. Ponto Comercial/obra: Este item refere-se aos custos para adequar o local para o funcionamento. Gastos com infraestrutura, hidráulica e elétrica ou uma possível reforma no ponto comercial podem ser imprevisíveis. Entenda que, a franquia irá determinar um espaço de um tamanho específico, mas caso você encontre uma oferta melhor para um ambiente maior, seu gasto provavelmente será maior. Tais demandas quase sempre totalizam um gasto maior do que o pensado inicialmente.
4. Mobília: Equipamentos, móveis e utensílios. Os móveis fazem parte da empresa que deverão estar alinhados ao padrão. Essa parte normalmente é adquirida por fornecedores homologados da franquia. Para operar com segurança, nós te indicamos solicitar previamente um documento com todos os requisitos claramente listados e precificados em quantidades necessárias. Outra questão é pesquisar na internet se esses itens estão coerentes com os valores de mercado.
5. Estoque: O estoque é uma questão primordial para atender seus clientes. A título de exemplo vamos pensar no nicho alimentício: você deve ter um estoque de insumos e embalagens por um tempo considerável para conseguir fazer o preparo das refeições para os seus clientes.
Já no setor de moda, você irá depender de ter um estoque para revenda; como acontece em lojas de roupas, sapatos ou cosméticos. Para uma melhor fluidez, o recomendável é ter esse investimento em caixa, para que o início da sua franquia não prejudique as tratativas com os fornecedores.
6. Custos pré-operacionais: Sim, é fundamental que você esteja preparado para um gasto mesmo sem o ambiente estar funcionando. Parece estranho? Calma que iremos esclarecer uma problemática que algumas marcas evitam falar. Ocorre que, o primeiro de tudo é a locação do espaço e, posteriormente, reforma e adequação da mobília. Muitas vezes, uma carência de aluguel pode ser negociada, mas se essa questão não for bem acordada, pode resultar num gasto inesperado e gerar estresse. Portanto, nós o aconselhamos a clarificar essa hipótese.
Além do mais, quando falamos em custos ante ao funcionamento, você também deve entender que, dependendo do seu modelo de negócio, o treinamento de equipe será necessário. E quem o fará? Pergunte qual será o formato desse treinamento, e caso seja presencial, atente-se a possíveis gastos com deslocamento, estadia e alimentação. Deste modo, dinheiro em caixa para executar esse processo é indispensável; isso inclui o pagamento de funcionários e encargos. Esteja ciente!
7. Luvas: esse termo costuma ser ocultado porque não se aplica em qualquer lugar. Trata-se de um valor que você terá de pagar se quiser instalar sua franquia num lugar privilegiado. Pois é! Alguns lugares por mais que estejam com uma placa de “aluga-se” não será disponibilizado assim tão facilmente. É fato que um lugar bem localizado irá enaltecer sua operação. Dentro de um shopping, chamamos de “CDU”, mas, os quiosques não entram nessa disputa, sendo mais comum em lojas tradicionais. Pergunte ao franqueador se você terá de pagar luvas.
8. Marketing Inaugural: Será extremamente importante uma verba para divulgar a inauguração da sua franquia. E não somente de um jeito, mas sim, investir intensamente em várias formas de propaganda. Anúncios nas redes sociais, assessoria de imprensa, coquetel de lançamento, brindes, promoções, panfletos, enfim… uma gama de possibilidades para que sua franquia seja divulgada.
9. Capital de giro: Este ponto é de igual importância como os anteriores mas costuma ser um pouco ocultado do franqueado em potencial. Saiba que, o início de sua operação depende de um valor em caixa para que não ocorra descasamento de entrada e saída; que chamamos de capital de giro. Vejamos: você adquiriu produtos ou insumos comprados à vista, mas parte de sua clientela comprou a prazo; o que significa que, uma empresa sem capital de giro não resistiria a tal cenário. Esta reserva irá te livrar de juros altos ou cheque especial do banco. Assim, questione qual o valor ideal de capital de giro e não seja prejudicado por um aspecto oculto.
10. Reinvestimentos: E para finalizar vamos falar dessa necessidade que embora não tão amedrontadora é importante que você considere que, em algum momento você terá de dar uma repaginada na pintura do ponto ou trocar algum equipamento. São coisas comuns que você deve atentar-se de tempos em tempos. Isso também envolve pensar no contrato de franquia, que detém um prazo de encerramento e, normalmente tem um custo de renovação.
Agora que você já tem conhecimento sobre os aspectos que perpassam pelo mundo das franquias fica mais fácil decidir! Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos e comente o quanto isso te ajudou.