
Chiquinho Sorvetes
NÚMEROS DA FRANQUIA
| Taxa de Franquia: | De R$35.000,00 a R$60.000,00 |
| Instalações: | De R$290.000,00 a R$360.000,00 |
| Estoque Inicial: | De R$60.000,00 a R$80.000,00 |
| Investimento Completo: | De R$385.000,00 a R$500.000,00 |
| Royalties: | 5% sobre faturamento bruto |
| Taxa de Propaganda: | 2% sobre faturamento bruto |
| Faturamento Médio Mensal: | R$65.000,00 a R$105.000,00 |
| Lucratividade Mensal: | 17% a 25% |
| Retorno do Investimento: | 24 a 36 meses |
SOBRE A MARCA
A Chiquinho Sorvetes nasceu como uma pequena empresa familiar. A história da marca começou em 1980, na cidade de Frutal, interior de Minas Gerais. Isaias Bernardes, com a ajuda de seu pai Francisco – o Chiquinho, abriu uma sorveteria no bairro da cidade em que ele viveu sua infância e adolescência.
A qualidade do produto atraiu os clientes e a sorveteria começou a crescer. A receita foi compartilhada com amigos e familiares, que interessados no negócio abriram unidades da Chiquinho em cidades da vizinhança e em municípios do estado de São Paulo. A partir daí a Chiquinho se espalhou por várias cidades no interior do Brasil.
Com o crescimento, estava ficando cada vez mais desafiador manter a padronização, foi quando a marca entrou para o mercado de franchising.
Em 2010, surgiu a CHQ – Companhia de Franchising. A ideia foi de aprimorar todos os processos da empresa em uma holding capaz de amparar o franqueado em todas as áreas.
Isso acelerou a expansão de forma rápida e bastante organizada. Logo, a marca começou a crescer e se espalhar para outras regiões. Hoje, a Chiquinho é a maior rede de sorveterias do Brasil. São mais de 800 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros.
Para otimizar processos, prazos, custos e ter controle da qualidade de todos os aspectos da Chiquinho, o grupo CHQ criou empresas dos principais pontos estratégicos da franquia, com know-how 100% focado no negócio.
- Apte: Toda a tecnologia implementada na rede foi desenvolvida pela empresa de tecnologia criada dentro da CHQ. Hoje, a Apte cresceu tanto que também atende clientes externos.
- OLP Logística e Armazém: A distribuidora da Chiquinho é capaz de receber grandes quantidades de insumos e escoar esses produtos para todo o Brasil, atendendo 100% da rede.
- IB Foods: O armazém da franqueadora atende as lojas com preços exclusivos e frete eficiente.
- Lis Bittencourt: A comunicação da marca fica na responsabilidade da agência in house, que elabora o branding nacional, assim como atende o franqueado de forma personalizada.
- Oca Urbana: Os projetos de arquitetura das lojas Chiquinho são feitos de forma exclusiva, pensando na necessidade de cada operação.
PRODUTOS / SERVIÇOS
- Casquinhas e Cascões;
- Big Sundaes;
- Milk-Shakes;
- Shake Mix;
- Café Shakes;
- Cream Tasty;
- Top Mix;
- Bubble Waffles;
- Chiquinho no Pote.
SUPORTE AO FRANQUEADO
- Implantação e inauguração de novas unidades;
- Consultoria financeira, operacional e comercial;
- Centro próprio para treinamento de franqueados;
- Auditoria de unidades franqueadas