Como expandir minha franquia?
Aprenda os primeiros passos para ver sua franquia crescer com o Grupo SDN!
O modelo franchising de negócio com o passar das últimas décadas se consolidou como um formato de empreendedorismo altamente rentável. Dados da ABF (Associação Brasileira de Frinchising) apontaram uma recuperação rápida após a pandemia.
No entanto, como qualquer setor, não está excluso de desafios. Por isso, se você está no caminho de franquias, mas ainda não sabe como atingir a expansão, nós do Grupo SDN te convidamos para essa leitura sobre as medidas indispensáveis que você, franqueador, deve desbravar.
Vamos lá?
Formate sua franquia: Faça uma boa formatação do seu modelo de negócio. Ou seja, você deve estruturar e levantar informações precisas como: estudo de viabilidade financeira, valor de investimento, apresentação comercial, manuais de processos e instrumentos jurídicos, como contrato e COF.
Pesquise e construa o perfil ideal do seu franqueado. Isso quer dizer que, você precisa entender e definir qual o perfil do franqueado ideal. Algumas perguntas básicas podem te ajudar; como: que tipo de pessoas tem maior probabilidade de ter sucesso com esse meu modelo de negócio? Para quem ele foi pensado?
Localidade e abrangência: Outro ponto crucial a ser estudado e definido é a questão de território. Questione-se: Em quais cidades e estados farei a expansão da minha marca? Qual porte de cidade tem condição de receber a minha franquia? Como farei a distribuição de insumos para as novas unidades? Consigo atender até qual distância sem elevar muitos os custos com logística?
Divulgação: Dentre as formas mais eficientes para expansão de franquias, devemos destacar o investimento em anúncios e campanhas. Injetar verba no marketing digital em redes sociais, plataformas digitais, parceria com influenciadores, assessoria de imprensa, portais especializados de divulgação e feiras online e presencial de exposição de franquias. Certifique-se de ter uma publicidade bem segmentada chegando para quem tem o perfil previamente desenhado.
Captação de leads para converter em vendas: Com uma divulgação bem articulada, logo chegarão os primeiros interessados em mais informações sobre o modelo de negócio; os chamados ”leads”.
É aí que entra o trabalho de um profissional de vendas para fazer o atendimento, sanar as dúvidas e principalmente passar a confiança necessária para o investidor tomar uma decisão segura e consciente de adquirir a sua franquia; Confiante de que está fazendo um bom negócio. Lembre-se que, na maior parte das vezes, esse contato será à distância. Por isso, o vendedor bem capacitado é parte fundamental do processo.
Talvez você ainda esteja se perguntando sobre como fechar as vendas. Entenda que, a expansão de franquias geralmente é feita de duas formas:
- O dono da marca contrata um profissional interno ou agência de marketing para fazer a captação de investidores, e, também um vendedor para fazer os atendimentos e venda das franquias.
- Ou, o proprietário terceiriza essas duas funções contratando uma empresa especializada em franquias, que fará a captação de investidores bem como todo atendimento e venda.
Qual o melhor caminho?
Um dos grandes benefícios de terceirizar a expansão da sua franquia é você ter uma grande redução de custos fixos, além de não ter que aprender a fazer tudo do zero, sozinho. Já com uma empresa especializada, você terá como benefício a vasta experiência e expertise de vários profissionais, enquanto você foca apenas em prestar o melhor atendimento para quem está se tornando seu franqueado.
Considerações finais
Expandir uma nova marca não é uma tarefa qualquer. Exige-se estratégia, técnica, dedicação e muito trabalho. É altamente recomendável contratar uma empresa especializada para poupar seu dinheiro, esforço e tempo.
Nós do Grupo SDN prestamos a assessoria adequada para quem tem sede de crescimento e estamos à disposição para te auxiliar.
Gostou das dicas? Compartilhe com quem possa se interessar com o tema e ajude mais pessoas a entender as primeiras tarefas desse universo das franquias!