Como escolher a franquia ideal para investir?

Listamos 9 dicas que irão te auxiliar no processo de escolha. Vem com a gente!

Uma das grandes dificuldades de quem está pensando em adentrar no universo das franquias é definir em qual setor deve empenhar esforços.

De fato, escolher a franquia certa para investir pode parecer um momento bem delicado. Isso porque existem dezenas de setores rentáveis que estão consolidados. Por isso, nós do Grupo SDN vamos te auxiliar com as principais dicas antes de investir.

Faça algumas perguntas a si mesmo:

1 – O que eu gosto e acredito?

2 – Qual setor tem mais harmonia com a minha experiência profissional? Sim, porque apesar da franquia ensinar tudo, quando já temos uma bagagem, fica muito mais fácil

3 – A forma de trabalho e carga horária, é compatível com o que desejo? Por exemplo: imagine você dentro de um restaurante; esse tipo de setor mesmo com uma equipe e gerente, exige um grande esforço e tempo do proprietário nos primeiros anos, principalmente à noite e aos finais de semana. Como diriam os mais antigos ”é o olho do dono que engorda o gado”.

4- Tenho os meios necessário para investir sabiamente? Quando estiver analisando uma franquia, em algum momento o consultor será obrigado a te enviar a COF (Circular de Oferta de Franquia), e nesse documento terão todas as informações necessárias, bem como um estudo de viabilidade financeira detalhado, onde você conseguirá analisar o potencial de faturamento e lucro dessa franquia.

5- Tenho o valor integral para aplicar? O mais recomendável é você ter o valor do investimento completo e não precisar de linha de crédito. Mas, caso precise, deve-se incluir as parcelas do financiamento bem como os juros dessa linha de crédito no estudo de viabilidade financeira. Nesse caso, o retorno do investimento terá um prazo maior para acontecer. A linha de crédito pode ser um aliado ou vilão nessa sua trajetória, tudo vai depender de como e quanto isso irá impactar na sua operação. Analise bem e não se comprometa sem ter de uma estratégia validada!

6- Sinta a energia e rotina do nicho em questão: Duas formas muito práticas para te auxiliar nessa jornada é ter a experiência como cliente final; ou seja, indo na loja e consumindo o produto, por exemplo. Desse modo, você sentirá na pele a experiência do usuário. Outro aspecto fundamental é conversar com os franqueados e perguntar como é a rotina e trabalho deles. Assim, você vai ter uma prévia se estar dentro da marca será prazeroso ou não.

7- Escolhendo o ponto: Se a escolha do ponto é algo que te preocupa, fique tranquilo! Essa etapa é feita com a franqueadora junto ao franqueado, sendo parte do suporte do qual o franqueado tem direito. Cada franquia possui as suas determinadas orientações sobre lugares estratégicos. Inclusive, com o auxílio da tecnologia, muitas empresas fazem estudos de Geo Marketing; para identificar quais os melhores bairros para alcançar determinado público-alvo, e todos os aspectos daquele local; coletando informações valiosas que podem ajudar o franqueado a tomar uma decisão muito mais assertiva.

8- Conheça minimamente as tendências do mercado: você pode se aproximar do universo das franquias por meio do portal da ABF e/ou Sebrae. Lá, você poderá conseguir muitos relatórios do atual cenário. Com o Sebrae e ABF, você poderá reconhecer as oportunidades do momento. Outra dica de ouro é fazer uma pesquisa informal na sua cidade com a sua própria rede de contatos. Tenho certeza que você irá se surpreender com as informações levantadas!

9- Reconheça uma boa proposta: Não iremos te iludir! A verdade é que o papel aceita tudo. O recomendável é você analisar os materiais fornecidos pela franqueadora por meio do COF (Circular de Oferta de Franquia), mas também ter a experiência como cliente final daquela franquia e também conversar com alguns franqueados. Essa é a melhor forma de ter a certeza!

Recapitulando

  • Quais os segmentos eu me identifico mais?
  • Quanto eu desejo ganhar?
  • Quanto eu posso investir?
  • Qual a minha disponibilidade de horário para a operação?
  • Essa franquia está há quanto tempo no mercado?
  • Os franqueados estão satisfeitos?
  • Essa franquia é associada a ABF?

Em resumo, tenha em mente que, franquia é um modelo de negócios e não algo que você irá investir e ter uma renda garantida. Fuja de empresas que te fazem promessas milagrosas com este apelo. O franqueador possui uma marca consolidada, processos, manuais, sistemas e técnicas. Porém, se o franqueado não se esforçar e não colocar em prática todo o conhecimento do franqueador, o resultado não virá! Não há uma fórmula mágica. No máximo você irá encontrar um ramo que te ofereça afinidades, mas os resultados dependem completamente da sua dedicação.

Este artigo fez sentido para você? Compartilhe com seus amigos e comente se gostou das dicas. Para mais informações entre em contato conosco.